Google assistente, como descobrir o nome da música

Google assistente

Uma situação bastante comum é ficar com uma canção ecoando na mente e não se lembrar de como se chama. Porém, com o Google Assistente, é possível identificar e finalmente descobrir qual é o nome da música.

O Google Assistente é serviço de assistência pessoal e virtual. Sendo assim, pode realizar tarefas do dia-a-dia, como fazer ligações, enviar mensagens, realizar pesquisas e até mesmo papear com seu usuário. A funcionalidade entrou na ativa em 2016.

Mas entre muitas funções, o assistente pode descobrir o nome de uma música. Graças ao mecanismo de Inteligência Artificial (AI) e aprendizado, é possível utilizá-lo para esse fim. Isso acontece porque o mecanismo que reconhece áudio em sua estrutura foi aprimorado.

Saiba como descobrir o nome da música

Para utilizar a funcionalidade é bem simples. Confira abaixo o passo a passo, que explicará o processo tantos em dispositivos Android quanto em dispositivos iOS – em que a dinâmica é bem similar.

Em primeiro lugar, diga “Ok Google” ou pressione o botão home para iniciar o assistente. Em seguida, quando conectado, pergunte algo como “que música é esta?”. Fácil, não é?

Caso a música não esteja sendo tocada no ambiente, você pode cantar ou assoviar que o mecanismo funciona do mesmo jeito. Ademais, não precisa ser igual, porque o assistente é treinado para capturar as até semelhanças mais sutis.

Depois disso, o algoritmo de aprendizado vai buscar por músicas que se encaixam com maior probabilidade na melodia que você gravou. Logo, é só clicar no resultado e você poderá ouvir a música, assistir cliples e conferir mais informações. .

Ou seja, além de saber qual música está tocando, é possível visualizá-la no Youtube, incluir em uma playlist do Youtube Music, pedir para tocar outra… São muitas funções. Nesse sentido, funciona de forma parecida aos aplicativos Soundhound e Shazam, com a diferença de que não precisa ser instalado.

Lembre-se: o Google Assistente identifica músicas que tenham letras.Infelizmente, os instrumentais ainda ficam de fora.

Outras funções

O Google Assistente é uma ferramenta que pode dinamizar bastante o uso de smartphones. Além desse uso que ressaltamos no artigo, a ferramenta pode:

  • Realizar chamadas telefônicas;
  • Enviar mensagens de texto;
  • Marcar compromissos na agenda;
  • Criar lembretes;
  • Acessar as últimas notícias;
  • Movimentar aplicativos;
  • Contar piadas.

Em suma, o Google Assistente pode ser uma ferramenta interessante. Aquele momento em que se está em uma festa, por exemplo, toca uma música boa e você acha que vai embora sem saber qual é. Não mais, é só dizer “Ok Google” e fazer a sua pesquisa!