Como funciona o Sebrae?

Sebrae

Se você tem ou está pensando em abrir uma empresa, já deve ter ouvido falar do Sebrae, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, conhecido em todo o Brasil, justamente por ajudar as micro e pequenas empresas brasileiras.

O Sebrae tem sede em todos os estados brasileiras e nas principais cidades. Esse órgão capacita empresários e funcionários para desenvolverem negócios em todo o país. Para isso, ele oferece consultorias, cursos e planejamento.

É importante saber que uma das grandes atuações do Sebrae está relacionada ao acesso a serviço de crédito, como empréstimos para as empresas conseguirem se desenvolverem com mais facilidade.

No entanto, saiba que o Sebrae não é um banco ou instituição financeira, já que ele não empresta dinheiro. O órgão apenas orienta o empresário em como prosseguir com tantas opções no mercado e verificar quais linhas de crédito disponíveis se encaixam melhor nas necessidades do negócio.

Também o Sebrae disponibiliza, na maioria dos estados, estudos de viabilidade econômica da empresa, ajuda na elaboração de um plano de negócios e oferece orientações para que o crédito concedido resulte em crescimento de verdade.

Estrutura do Sebrae:

O Sebrae, através de profissionais, também compartilha conhecimentos operacionais e técnicos para Micro e Pequenas Empresas. Isso é feito por meio de cursos, programas, palestras do sebrae e outros para fomentar o empreendedorismo no país.

O Sebrae é um serviço social autônomo que atrai o compromisso de intensificar a cultura do empreendedorismo, ampliando liberdade no desenvolvimento de suas ações e organização dos seus programas.

Isso acontece nos moldes de uma parceria entre governo e iniciativa privada, onde boa parte dos recursos que sustentam o Sebrae permitem atuação provenientes de um desconto sobre a folha de pagamento das empresas, recolhido mensalmente e repassado à entidade pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Informação e conhecimento

Um dos fatores que fez com que o Sebrae se tornasse referência no mundo empresarial é o fato de ele compartilhar informações e conhecimentos para ajudar os negócios brasileiros a crescerem.

No site da instituição https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae é possível encontrar muitas informações sobre o setor que você atua, assim como do cenário econômico em geral.

Além disso, todos os anos, o Sebrae publica uma guia de tendências de consumo sobre vários setores de produtos e serviços para orientar empresários e clientes.

Por isso, se você precisar da ajuda do Sebrae, busque uma instituição mais próxima de você ou consulte o site do órgão.

Leia também:

➡️.  http://institutomvc.com.br/inscricao-enem-como-se-faz/

➡️.  http://institutomvc.com.br/potentes-emagrecedores-naturais/